sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Polícia Comunitária beneficia 20 bairros de Lajeado
Foto destaque
  • Policiamento comunitário tem caráter preventivo
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) implantou seis núcleos de Polícia Comunitária, em Lajeado, na manhã desta sexta-feira (20). O programa abrange 20 bairros, atendendo a mais de 40 mil pessoas, cerca de 60% da população do município.

O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, declarou que é uma experiência inovadora, inédita no país. "Estamos atendendo o clamor das comunidades que terão policiamento durante 24 horas. Este programa muda a cultura de que a polícia atua essencialmente após o crime. O policiamento comunitário tem caráter preventivo".
Os policiais militares - quatro por núcleo - moram no bairro onde atuam, desenvolvendo a colaboração dos moradores. A SSP capacita os PMs, entrega uma viatura nova para cada núcleo, além de bicicletas e equipamentos; totalizando um investimento de R$ 480 mil. A prefeitura fornece uma bolsa-auxílio para o aluguel dos policiais no valor de R$ 600.

O prefeito Luís Fernando Schmidt salientou a importância da participação do município em conjunto com a Secretaria. "É fundamental a colaboração da prefeitura nesta ação inovadora. Vamos trabalhar juntos nessa construção de uma nova cultura de segurança pública em Lajeado".

Núcleo com Polícia Civil
A cidade conta também com um núcleo composto por policiais civis. Este incorpora todos os vinte bairros de atuação da Brigada Militar, com foco em ações de investigação criminal. São quatro agentes, que também recebem a bolsa-auxílio, uma viatura nova e equipamentos.

Bairros beneficiados
Núcleo 1: Conventos, Imigrante, Centenário, Bom Pastor e Igrejinha
Núcleo 2: Olarias, Campestre, Santo André e Planalto
Núcleo 3: Moinhos D'Água, São Bento e Floresta
Núcleo 4: Jardim do Cedro, Santo Antônio, Conservas, Morro e Das Nações
Núcleo 5: São Cristóvão, Universitário e Carneiros
Núcleo 6 - Polícia Civil: todos os bairros dos cinco núcleos

Texto e foto: Patrícia Lemos
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Nenhum comentário:

Postar um comentário