sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Mulheres vítimas de agressão são informadas sobre medida protetiva sem sair de casa
As vítimas de violência doméstica em Porto Alegre são informadas por mensagem no celular, quando as Medidas Protetivas de Urgência são deferidas pelo Poder Judiciário. A Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher de Porto Alegre criou a ferramenta Deam informa Protetivas. Antes, as vítimas tinham que ir até o Fórum para obter a informação.

Diariamente, um servidor da Deam acessa o Sistema de Consultas Integradas para verificar se as medidas solicitadas foram deferidas pelo Poder Judiciário. "Ao confirmar, de imediato é enviada uma mensagem para o aparelho celular da vítima. Também é repassado o número de telefone da Deam para que ela obtenha outras informações, se for necessário", explica a titular da Deam e coordenadora das Delegacias da Mulher no Estado, Anita Klein.

Conforme Anita, assim que a Polícia Civil começou a ter acesso ao deferimento das medidas via internet, no final de 2013, essa necessidade foi percebida. "Isso facilita para a vítima e para os servidores, que não precisam mais parar o serviço para atender cada mulher que precise da informação." Conforme a delegada, o custo da ferramenta é insignificante, visto que é usado um aparelho celular funcional da delegacia e não demanda mais servidores para o trabalho.

A Deam informa Protetivas, nos primeiros 100 dias, já atendeu a 572 vítimas. A ideia é expandir para outras delegacias - inicialmente da região metropolitana e, depois, para o interior do Estado.

Texto: Patrícia Lemos
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Nenhum comentário:

Postar um comentário