quinta-feira, 27 de março de 2014

Inaugurada a Sala Lilás na cidade de Bagé


Image
       Nesta sexta-feira(07), o secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, inaugurou mais um espaço de acolhimento às mulheres vítimas de violência no RS. É a Sala Lilás na cidade de Bagé, na fronteira com o Uruguai. Depois de ampliar a chamada Rede RS Lilás em Santana do Livramento, em outubro do ano passado, a Secretaria de Estado da Segurança Pública, através do Instituto Geral de Perícias, passa a oferecer junto ao Posto Médico Legal de Bagé, um novo ambiente de acolhimento e orientação às mulheres vitimadas pela violência.    O ato de descerramento da fita inaugural contou, também, com a presença da corregedora-geral do IGP, Andréa Brochier Machado, representando o diretor José Cláudio Teixeira Garcia e o prefeito de Bagé, Dudu Colombo.

         Durante as manifestações das autoridades, a corregedora-geral do IGP, Andréa Brochier Machado, que também coordena o projeto Sala Lilás, em nível estadual, expôs as conquistas sociais operadas pelo Governo do Estado com o investimento contínuo no “empoderamento das mulheres gaúchas, em instalações e equipamentos”. Emocionada, ela destacou a importância do apoio total do secretário Michels ao RS Lilás, bem como à Patrulha Maria da Penha, segundo ela “sendo decisivo para a conquista do Prêmio de Reconhecimento Internacional oferecido pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento”.
A pedido da corregedora do IGP, Andréa Machado, o secretário Michels detalhou a caminhada do Governo do Estado até o reconhecimento internacional obtido através do BID. E acrescentou que, “tanto o Projeto RS Lilás quanto a Patrulha Maria da Penha são vitórias do Rio Grande do Sul no combate à violência contra as mulheres, sendo copiados pelos órgãos de segurança pública de outros estados brasileiros”. Já o prefeito de Bagé, Dudu Colombo, além de agradecer à SSP/IGP em nome da comunidade, ressaltou que, “no mesmo dia, as mulheres de Bagé, graças à participação cidadã estavam recebendo dois grandes presentes pelo Dia Internacional da Mulher (8 de março): a DEAM – Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Polícia Civil) e a Sala Lilás (IGP).

Prestigiaram ainda a cerimônia, o chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, titulares de delegacias de Bagé e região, oficiais da Brigada Militar, servidores da Susepe, o coordenador da 7ª CRP – Coordenadora Regional de Perícias, Leandro Nim Tolozan, que cedeu a palavra do chefe do Posto Médico Legal (PML Bagé), Mário Mansur, para a divulgação do convênio firmado entre o IGP e a Universidade Regional da Campanha – URCAMP, favorecendo a realização de estágios dos alunos da Cadeira de Psicologia daquela Universidade, no PML/Sala Lilás de Bagé.
Após a solenidade, defronte a sede do IGP, no centro de Bagé, o secretário Michels, a corregedora Andréa Machado e o diretor do DPI – Departamento de Perícias do Interior, Alexandre de Araújo Denega entregaram as chaves de uma camionete Renault Duster, 0 Km, ao chefe do PML, Mário Mansur, de acordo com o projeto de ampliação da frota de veículos do IGP/RS.


Texto e fotos – Ascom IGP/RS em 07/03/2014      

Nenhum comentário:

Postar um comentário