sexta-feira, 21 de março de 2014

Agente Penitenciária Maria José Diniz recebe “Troféu Márcia Santana”

A titular da Assessoria dos Direitos Humanos da Susepe, a agente penitenciária Maria José Diniz, foi uma das oito agraciadas na entrega da premiação “Troféu Márcia Santana”, em solenidade realizada no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, no último dia 13. A iniciativa é uma ação da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).
O troféu foi entregue às mulheres gaúchas que se destacam nas mais diversas áreas de atuação em defesa dos direitos das mulheres e meninas do Rio Grande do Sul. O superintendente Gelson Treiesleben e o secretário da Segurança Pública Airton Michels, com demais autoridades públicas prestigiaram o evento.

Márcia Santana

O clima de muita emoção foi compartilhado entre familiares, amigos e colegas de trabalho de Márcia Santana, que foi titular da secretaria estadual de Políticas para as Mulheres em 2013. Ela morreu aos 35 anos, em Porto Alegre, de um infarto fulminante. Assistente social e ligada ao movimento feminista, Márcia foi chefe de gabinete da secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, quando deputada federal. Trabalhou pela defesa da infância e fim da exploração sexual de crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul e no Brasil, bem como no combate à violência doméstica.

"A Márcia e eu iniciamos nossa luta pela valorização e respeito às mulheres há mais de 20 anos. Sobre a receber o prêmio, “Estou muito emocionada, misto de tristeza e alegria. Ela faz muita falta para mim.”, em lágrimas, disse Maria.

Troféu
O troféu será entregue anualmente, no mês de março, coforme o Decreto 51.266/2014 e a Portaria nº 05/2014 da Secretaria de Políticas para as Mulheres. O nome das homenageadas é indicado por uma comissão especial, formada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, pela Secretaria da Cultura, pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Rio Grande do Sul (Codene), e Comitê Rede Lilás.

As agraciadas com o troféu deste ano são:

Emília Teresinha Xavier Fernandes

Nascida na cidade de Dom Pedrito, Emília Teresinha Xavier Fernandes é uma militante política com vasta trajetória, atuando como educadora, sindicalista, vereadora, senadora e deputada federal. Emília também fez história ao ser a primeira gaúcha a se eleger senadora e a primeira no Brasil a ocupar o cargo de ministra de Políticas para as Mulheres do Governo Federal.

Enid Diva Marx Backes

Gaúcha e socióloga, Enid Backes é uma precursora do movimento feminista no Estado. Atuou na luta sindical e participou da fundação da primeira Coordenadoria da Mulher no Rio Grande do Sul, a qual veio a liderar. Aos 80 anos, Enid tem um grande histórico na defesa dos direitos das mulheres, participando de diversas entidades como, por exemplo, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e a Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos.

Sandra Maria Sales Fagundes

Nascida em Uruguaiana, a psicóloga Sandra Maria Sales Fagundes é atualmente secretária de Saúde do Rio Grande do Sul. Formada na Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) e mestre em Educação e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sandra já exerceu várias funções no poder público gaúcho, como o cargo de coordenadora da Política de Atenção Integral de Saúde Mental da SES-RS e de secretária de Saúde dos municípios de Viamão e Porto Alegre.

Sônia Saraí Soares (in memorian)

Uma defensora ferrenha das mulheres. Assim era conhecida a liderança feminina Sônia Saraí Soares. Militante política desde cedo, a homenageada defendeu na Câmara de Vereadores de Porto Alegre o Prêmio Yansã, em reconhecimento a mulheres negras que lutaram por cidadania. Foi suplente e atuou como vereadora e, em duas oportunidades, assumiu o cargo de conselheira tutelar. Além de coordenar um projeto de segurança alimentar em seu bairro, Sônia foi coordenadora da Associação de Mulheres do mesmo local.

Maria Beatriz Kern

Idealizadora e gestora do projeto "Mulher em Construção", Maria Beatriz Kern é autônoma e tem mais de 20 anos de experiência no terceiro setor. Em 2006, a homenageada criou o projeto voluntário Construir e Reformar - Mulheres Pintoras. De lá pra cá, foram assistidas mais de 3 mil mulheres somente no Rio Grande do Sul. Em 2011, criou o 1º Encontro da Mulher Trabalhadora da Construção Civil, que culminou no projeto Cimento e Batom, junto com a Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Maria José Silva Diniz

Maria José Silva Diniz é uma agente penitenciária com 20 anos de experiência. Além de seu trabalho como diretora do Presídio Estadual de São Jerônimo, da Penitenciária Feminina Madre Pelletier, Maria José tem grande contribuição à frente da Coordenadoria Penitenciária da Mulher, na qual promoveu ações inovadoras. No ano passado, construiu a Assessoria de Direitos Humanos do Sistema Prisional e é atual integrante do Comitê Gestor de Políticas de Gênero.

Télia Negrão Tonhozi

Natural do Mato Grosso do Sul, Télia Negrão Tonhozi é jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná e funcionária pública aposentada. Atuante em instituições voltadas às políticas para as mulheres, Télia já fez e ainda faz parte de diversas entidades que visam à cidadania e à defesa da mulher, como, por exemplo, o Conselho Diretor da Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos e a Rede de Saúde das Mulheres Latinoamericanas e do Caribe.

Vera Daisy Barcellos

Destaque como uma das primeiras mulheres negras na cobertura esportiva do Estado, Vera Daisy Barcellos hoje é a segunda vice-presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors). A jornalista começou a lutar, desde jovem, por condições mais humanas de mulheres e negros. Em 2007, ingressou na Rede Feminista de Saúde, instituição que se dedica a garantir direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. Foi uma das idealizadoras do Núcleo das Mulheres Jornalistas Pela Igualdade de Gênero e é integrante do Núcleo de Jornalistas Afrobrasileiros do Sindjors.

Texto e foto: Neiva Motta
Imprensa Susepe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário