sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Patrulha Maria da Penha completa um ano com mais de 1,9 mil atendimentos e planos de expansão


   Mais uma edição da capacitação da Patrulha Maria da Penha encerrou-se nesta sexta-feira (18) em Santa Cruz do Sul, município que receberá o programa em novembro deste ano. O curso começou na última terça-feira (15), com a participação de 50 alunos, entre policiais militares, servidores do Instituto-Geral de Perícias, além de integrantes da rede de atendimento às mulheres, como a Casa de Passagem e a Coordenadoria da Mulher. As aulas, promovidas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Brigada Militar, ocorreram no campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

       Para o coordenador da implantação do serviço em Santa Cruz, capitão Ricardo Prestes, o curso serviu para aprofundar o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha. "Agora sabemos todos os caminhos a percorrer para melhor garantirmos os direitos das mulheres, de forma qualificada. Também conhecemos melhor a rede e sabemos para onde devemos encaminhá-las". O capitão falou ainda da importância da integração dos serviços. "Não podemos apenas conduzi-las até a delegacia e dar as costas".


       Além de PMs de Santa Cruz do Sul, participaram da capacitação policiais de Rio Pardo, Candelária, Venâncio Aires, Cachoeira do Sul e Vera Cruz. Nesta sexta-feira (18), uma das aulas foi sobre as estatísticas da Lei Maria da Penha, ministrada pelo chefe da Divisão Estatística Criminal da SSP, major Luis Fernando Linch. 

Patrulha Maria da Penha A Patrulha, que trabalha com viaturas identificadas e PMs capacitados, faz visitas regulares às casas de mulheres amparadas por medidas protetivas e presta o atendimento no pós-delito. Se necessário, a encaminha para uma casa de  abrigo. Com esta ação, há muitos casos em que o homem estava prestes a voltar a agredir ou matar a vítima, mas foi preso em flagrante.
Atualmente, o programa está implementado em Porto Alegre, Canoas, Esteio e Charqueadas. Até o final de 2014, além de Santa Cruz do Sul, também receberão a Patrulha Maria da Penha mais seis Batalhões de Polícia Militar de Porto Alegre,  Caxias do Sul, Passo Fundo, Vacaria, Santo Ângelo, Lajeado, Bento Gonçalves, Rio Grande, Pelotas, Bagé, Novo Hamburgo, Gravataí, Erechim, Santa Rosa, Cruz Alta, Ijuí, Santa Maria, Viamão, Alvorada, São Leopoldo, Uruguaina e Santana do Livramento.
Seminário Mulheres na Segurança Pública

Ainda no evento, a assessora do gabinete do secretário da Segurança Pública, Anita Kieling, divulgou o II Seminário Mulheres e a Segurança Pública – Fortalecendo a Rede Lilás. Será de 27 a 29 de novembro, no auditório do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre.

Haverá palestras e terá a participação do governador Tarso Genro, do secretário da Segurança Pública, Airton Michels, e da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário. As inscrições podem ser feitas pelo www.mulhereseasegurancapublica.blogspot.com.br até o dia 20 de novembro ou quando se esgotarem as vagas e são gratuitas. Há reserva de inscrição para a Brigada Militar (180), Polícia Civil (100), Superintendência dos Serviços Penitenciários – Susepe (100), IGP (50) e público em geral (70).

Nenhum comentário:

Postar um comentário