quarta-feira, 10 de julho de 2013

SSP cumpre agenda sobre Políticas Públicas no Combate à Violência contra as Mulheres em Brasília

ImageUma comitiva de servidores da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, representada pelo Instituto-Geral de Perícias, SSP, Polícia Civil e Brigada Militar se reuniu com a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci de Oliveira, na última segunda-feira, 8, para solicitar o empenho e aprovação da Proposta 017945/2013, que tem por objetivo aprimorar, ampliar e qualificar o atendimento das mulheres vítimas de violência da Sala Lilás, junto aos Postos médico-legais em municípios do Interior. A corregedora-geral do IGP e coordenadora estadual da Sala Lilás, Andréa Brochier Machado, entregou o relatório das ações de gênero e sala Lilás do IGP à titular da pasta.

Ainda naquele dia, a comitiva se reuniu com o Coordenador Geral de Operações do Banco Mundial, Boris Utria, para realizar uma videoconferência, sobre a Patrulha Maria da Penha, que é um projeto inovador no País, bem como o atendimento prestado às mulheres vítimas de violência, através da Sala Lilás, coordenada pelo IGP, transmitida de Brasília para Washington.
Os servidores da SSP palestraram sobre a atuação dos órgãos de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (Instituto-Geral de Perícias, Brigada Militar e Polícia Civil), no combate à violência doméstica contra as mulheres.

De acordo com a Divisão de Estatística da SSP – Secretaria da Segurança Pública do RS, chefiada pelo major Luis Fernando de Oliveira Linch, que também participou do encontro, a cada 10 mulheres assassinadas, quatro já tinham registrado ocorrência por ameaça ou lesão corporal.

Sobre a experiência e os resultados da Patrulha Maria da Penha falou a tenente-coronel Nádia Gerhard, comandante do 19º BPM e coordenadora da Patrulha Maria da Penha, a quem, dentre outras atribuições, cabe a fiscalização do cumprimento das medidas protetivas decretadas pela Justiça, em favor das mulheres, nos Territórios da Paz. 

No âmbito do Instituto-Geral de Perícias/IGP, a corregedora-geral e coordenadora estadual da Sala Lilás, Andréa Brochier Machado, abordou a questão do atendimento adequado às mulheres vítimas de violência e o advento da Sala Lilás, criada com o propósito de além do acolhimento, realizar as perícias físicas e psíquicas, o retrato falado digital e o atendimento psicossocial.

Pela Secretaria de Política para as Mulheres (SPM/RS) a titular da pasta, Ariane Leitão, falou sobre as ações permanentes de enfrentamento à violência doméstica e demais iniciativas de sua pasta.

Texto – Ascom IGP/RS em 09/06/2013
Fotos – Assessoria Banco Mundial – Brasília-DF   

Nenhum comentário:

Postar um comentário