terça-feira, 30 de julho de 2013

Bagé agora tem Delegacia da Mulher

Foi decretado pelo governador do Estado, Tarso Genro, no último dia 25, que a partir de agora Bagé terá uma DEAM – Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher.
Na tarde de ontem, foi oficializada o início da DEAM, no salão oval da Prefeitura de Bagé, onde o prefeito, Luis Eduardo Dudu Colombo, o delegado regional de Polícia Civil, Jucelino Oliveira, a coordenadora municipal da Mulher, Lélia Quadros, e também o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Josué Monteiro, explanaram sobre a importância desta nova delegacia.
Segundo o prefeito Dudu Colombo, essa assinatura pelo governador vem ao encontro deste projeto que teve a luta de diversos segmentos. “Várias pessoas se engajaram na busca desta delegacia. É importante hoje estar aqui podendo dizer que teremos a DEAM em Bagé. É uma alegria”, garante.
A coordenadora municipal de Políticas Públicas para a Mulher, Lélia Quadros, ressaltou que, ontem, tratou-se de um dia especial para as mulheres, sendo uma conquista importante. “Estamos dando um passo importante para o enfrentamento e combate à violência contra a mulher. Estamos desde 2009 em parceria com o Conseg nesta luta para a viabilização. Estamos todos de parabéns: a comunidade, os vereadores, o governo e também a Delegacia Regional que tanto se empenhou em trazer essa delegacia especializada para a mulher”, destaca Lélia.

O delegado regional da 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Jucelino Oliveira, anunciou a DEAM com satisfação pelo trabalho realizado. “Quando assumi a delegacia regional, há um ano e três meses, esta era uma importante bandeira e, hoje, estamos aqui informando a chegada da Delegacia da Mulher. Em breve teremos as instalações. Aqui temos um lugar diferenciado, pois temos políticas voltadas para mulher, para idosos e também para crianças e, assim, em parceria, conseguimos órgãos e segmentos importantes para toda comunidade”, salientou.
Oliveira também ressaltou que, a princípio, a ideia era de que a atuação da DEAM fosse junto a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Bagé, onde funciona hoje o Cartório da Mulher. “Iremos estudar e ver as possibilidades de um local novo, pois queremos uma estrutura completa”, ressalta.
O presidente do Conseg, Josué Monteiro, acrescentou que este é um projeto muito importante para a comunidade. “Parabéns a todos que lutaram para esta conquista”, enfatiza.
O decreto do governador do Estado, nº 50.512 de 25 de julho de 2013, cria a Delegacia de Polícia Civil Especializada para a Mulher, onde atuará no combate à violência, prevenção, repressão de crimes contra a mulher. Na delegacia, constará secretaria, serviço de recepção, investigação, plantão, cartórios, departamentos e posto de rádio.

Fonte: Folha do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário