segunda-feira, 15 de julho de 2013

Policiamento comunitário em Bento Gonçalves e o combate à violência contra as mulheres

Agentes da Polícia Civil de Bento Gonçalves, membros do policiamento comunitário, coordenados pela Delegada Isabel Pires Trevisan, atuam em dois projetos de combate à violência contra a mulher, em andamento na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher do  município.
   Conforme a Delegada Isabel, os policiais participam da condução do Grupo de Reabilitação para Agressores de Mulheres e do Grupo de Empoderamento de Mulheres em Situação de Violência.
   No primeiro projeto, os agressores são chamados a participar de reuniões onde recebem orientações a respeito da desnaturalização da violência de gênero, dos crimes que cometeram e das penalidades legais cabíveis, sendo posteriormente monitorados periodicamente pelos policiais do policiamento comunitário com vista a diminuir a reincidência nesses crimes.
   No segundo projeto, as mulheres em situação de violência são convidadas a participar de encontros na DEAM, onde são acolhidas, tendo a oportunidade de trocar experiências com outras mulheres na mesma situação, buscando soluções para os problemas e sendo feitos os encaminhamentos necessários. O projeto também oportuniza que os policiais possam acompanhar a situação das vítimas após a instauração dos procedimentos policiais e tomar as providências cabíveis, com avaliação periódica dos resultados das medidas adotadas.

   Segundo a coordenadora dos projetos, os resultados tem sido muito satisfatórios, já que em mais de noventa por cento dos casos  não houve reincidência por parte dos agressores.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário