segunda-feira, 22 de abril de 2013

Nova secretária de Políticas para as Mulheres irá fortalecer ações de enfrentamento à violência

Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini

O governador Tarso Genro deu posse à nova titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Ariane Chagas Leitão, durante cerimônia nesta sexta-feira (19) no Palácio Piratini. A secretária é bacharel em Direito, dedica-se ao estudo sobre o tráfico internacional de mulheres, e assume a pasta no lugar de Márcia Santana, que faleceu no mês de março.
"Eu procurei uma pessoa que estivesse à altura do trabalho da Márcia, sem nenhum tipo de vedação ou discriminação a qualquer outra companheira que estivesse disposta a assumir. Verifiquei que ela tem duas características essenciais: a primeira é o currículo acadêmico, completamente vinculado por questões pertinentes à paz; e a segunda é a experiência de gestão", disse o governador, referindo-se ao trabalho desenvolvido por Ariane na Casa Civil e também no Governo Federal, em Brasília.
Para Ariane, o objetivo do trabalho é dar continuidade ao legado deixado por Márcia Santana, voltado para o empoderamento cada vez maior das mulheres, com a abertura de vagas no mercado de trabalho, enfrentamento à violência e, especialmente, à constitução de uma política de Estado para as mulheres. "Muito mais do que uma política deste Governo, nós queremos honrar e homenagear Márcia, fazendo com que a população gaúcha e todos os Governos compreendam a importância das políticas de gênero para a vida das mulheres gaúchas", ressaltou.
Conforme a secretária, o maior desafio da SPM está vinculado ao enfrentamento da violência. "Infelizmente, os números de violência ainda são alarmantes no Brasil e no Rio Grande do Sul. Esse, com certeza, será o desafio principal: enfrentar a violência e reduzir os índices em relação as nossas mulheres", disse, afirmando que serão fortalecidas ações como a Patrulha Maria da Penha, Escuta Lilás, do Centro de Referência da Mulher, e a parceria com o Judiciário para a abertura de mais varas de Delegacia da Mulher.
Selo Pró-Equidade de Gênero Na próxima quinta-feira (25), a secretária Ariane Chagas Leitão estará em Brasília representando o Governo do Estado na entrega do Selo Pró-Equidade de Gênero, um reconhecimento às organizações públicas e privadas promotoras de equidade de gênero e de raça/etnia no mundo do trabalho. O selo é desenvolvido pela SPM Nacional, a ONU Mulheres e a OIT Brasil. O Rio Grande do Sul é o primeiro estado a receber esta certificação.
Fonte: Site SPM/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário