sexta-feira, 26 de abril de 2013

Governo recebe em Brasília certificado Pró-Equidade de Gênero e Raça


Secretária da SPM Gaúcha, Ariane Leitão, é parabenizada pela Ministra da SPM Nacional, Elenonora Menicucci
Secretária da SPM Gaúcha, Ariane Leitão, é parabenizada pela Ministra da SPM Nacional, Elenonora Menicucci
A secretária de Políticas para as Mulheres, Ariane Leitão, recebeu, nesta quinta-feira (25), em Brasília, o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça. Único estado a ganhar o certificado, o Rio Grande do Sul estabeleceu metas e criou um plano de ação para a promoção da igualdade de gênero. Por ter cumprido satisfatoriamente com todas as etapas solicitadas, o Estado obteve reconhecimento na 4ª edição do programa. 


Além da criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Ariane destacou a importância do certificado. "Este prêmio representa o compromisso do Governo gaúcho com as políticas públicas de gênero e raça, especialmente um novo olhar sobre o que representa garantir direitos e enfrentar os preconceitos". A cerimônia contou com as ministras Eleonora Menicucci (SPM), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Luiza Bairros (Seppir). 

Ações no RS Algumas das ações promovidas pelo Executivo gaúcho incluem a realização de fóruns, cursos de capacitação, debates e diagnósticos para ampliar o número de mulheres, de mulheres negras e de negros nos espaços do Governo. 

Articuladas com o Programa Escuta Lilás, estão a Patrulha Maria da Penha, as Delegacias da Mulher, e a Sala Lilás para exames de corpo delito. A Brigada Militar recebeu 250 coletes balísticos com bojo, adaptados ao corpo feminino, e quatro viaturas para uso das Patrulhas nos Territórios de Paz para combater a violência doméstica.

Programa 

O Pró-Equidade é desenvolvido pela Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, em parceria com a ONU Mulheres - entidade das Nações Unidas para igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres -, e a Organização Internacional do Trabalho (OIT Brasil). O Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça objetiva incentivar o desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional baseadas na equidade de gênero e raça/etnia.

No Rio Grande do Sul, a iniciativa envolveu, entre outras ações, a criação de um Comitê Gestor do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça constituído de forma transversal entre as secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM-RS); Administração e Recursos Humanos (Sarh); Segurança Pública (SSP); Casa Civil; Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag); Procuradoria-Geral do Estado (PGE); e Gabinete do Governador. O comitê foi responsável pela execução do Plano de Ação Pró-Equidade de Gênero e Raça para consolidar os compromissos de promoção da igualdade entre mulheres e homens inscritos na Constituição Federal de 1988. 
Fonte: SPM/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário