sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Seminário discute questão racial na Segurança Pública

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) promoveu, na última quarta-feira (04), o Seminário Igualdade Civilizatória na Segurança Pública. A iniciativa foi concretizada por meio da ação do Grupo de Trabalho (GT) formado pela Susepe, Gabinete da SSP e por integrantes convidados do Instituto-Geral de Perícias e da Polícia Civil.

Durante as reuniões, o GT identificou que a questão racial nunca foi discutida dentro da Segurança Pública. O seminário busca quebrar esse paradigma e reunir servidores para debater e incentivar políticas de combate à discriminação racial e ainda resgatar o direito aos cultos de matriz africana dentro de estabelecimentos prisionais.

O envolvimento da juventude afro-brasileira com a criminalidade, a história da Umbanda no RS e a mobilidade social dos negros dentro da Segurança Pública foram temas abordados. Maria José Diniz, em nome da equipe organizadora, comenta que o objetivo do encontro é reunir e resgatar as origens. “Buscamos, através desta aproximação, propor uma reflexão aos servidores no que se refere ao resgate da civilização de matriz africana”, afirma.

O Grupo de Trabalho é aberto ao público e se reúne toda a última terça-feira de cada mês, às 10 horas, na Susepe. Mais informações podem ser obtidas pelo fone: (51) 3288.7320.

Publicação 05.07.2012 às 16:03
Fonte: SSP/RS
Texto: Tiago Dias
Assessoria de Comunicação da Susepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário