sexta-feira, 11 de abril de 2014

Secretaria da Segurança Pública fará curso de defesa pessoal para mulheres

08 de Abril de 2014 às 17h59min
Curso deve começar em agosto para mulheres dos Territórios de Paz
Curso deve começar em agosto para mulheres dos Territórios de Paz - Foto: Patrícia Lemos
Um curso de defesa pessoal para mulheres identificarem situações de risco foi proposto pela socióloga e feminista Lícia Peres para a Secretaria da Segurança Pública. Na reunião, nessa segunda-feira (07), Lícia explicou que seriam abordadas formas de prevenção e reação para preservar ao máximo a integridade física e emocional em casos de qualquer tipo de violência. A previsão é que a capacitação de 40 horas – inicialmente para 120 mulheres dos Territórios de Paz de Porto Alegre – comece em agosto.
“A intenção é que, com conhecimento dos riscos e adoção dos procedimentos de segurança pessoal, se dificulte a ação do agressor e não cheguem à condição de vítimas”, esclarece Lícia, que também é a integrante da Câmara Temática da Segurança Pública do Cdes – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS. Conforme a chefe de gabinete e coordenadora das políticas para as mulheres da SSP, Raquel Gomes, já foi constituído um grupo de trabalho para a implantação do projeto. “Temos que agir em duas frentes: na punição dos criminosos, mas também na prevenção, com ações como essa”. Conforme Raquel, o curso também informará a que órgãos as vítimas devem recorrer em cada tipo de crime.
Integram o grupo de trabalho representantes da SSP, Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, Superintendência dos Serviços Penitenciários e representantes do movimento de mulheres. “Queremos promover o empoderamento para que elas não se sintam culpadas em nenhuma situação, principalmente em casos de estupro”, reforça Raquel. As aulas serão com especialistas da segurança pública em defesa pessoal e direitos humanos.

Texto e foto: Patrícia Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário