quarta-feira, 29 de maio de 2013

Comitê Gestor de Políticas de Gênero aborda Saúde Integral da Mulher

Na manhã desta terça-feira (28), data que marca o Dia Internacional da Saúde da Mulher e Dia Nacional de Combate à Mortalidade Materna, a Secretaria Estadual de Política para as Mulheres (SPM) promoveu encontro com as secretárias de estado, as secretárias adjuntas, a Primeira Dama, Sandra Genro, e o secretário da Saúde, Ciro Simoni para discutir o tema para marcar a reativação do Comitê Gestor de Políticas de Gênero do RS, coordenado pela SPM. 

Para apontar as necessidades de maior divulgação das ações do Comitê Estadual de Prevenção à Mortalidade Materna, coordenado pela Secretaria da Saúde, a titular da SPM, Ariane Leitão, destacou diversos fatores para contribuir com o trabalho permanente de enfrentamento à mortalidade materna. "O enfrentamento à mortalidade materno-infantil está incluído entre os cinco desafios do milênio, reafirmando assim a necessidade de se garantir a saúde integral da mulher", afirma. 

O secretário Ciro Simoni destacou que a saúde pública da mulher é tema de constante discussão em sua pasta. "Vários são os fatores que levam à mortalidade, por isso, devemos atentar para o desenvolvimento de um trabalho interno capaz de atender as mulheres, independente de sua condição materna", destaca. Para ele, a saúde pública para as mulheres deve ser um tema fundamental para ações conjuntas do Estado. 

Participaram da reunião, ainda, as secretárias estaduais de Educação, adjunta Maria Eulália Nascimento, de Comunicação, Vera Spolidoro, de Justiça e Direitos Humanos em exercício, Maria Celeste Silva de Souza, de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Ghissia Hauser, a chefe de gabinete da secretaria de Segurança Pública, Raquel Arruda Gomes, a primeira-dama do Estado, Sandra Genro, a assessora superior do Gabinete do Governador, Juçara Vieira e ainda representantes da secretaria de Meio Ambiente, de Agricultura e Seapa. 

Redução da mortalidade Ao final da reunião, o coordenador de Políticas de Saúde da Mulher do Governo do Estado, Fernando Anshal, apresentou um relatório sobre a situação da saúde da mulher no estado. Para ele, o momento é de se pensar em alternativas eficazes para levar o coeficiente de mortalidade materno-infantil ao decréscimo. "Até este momento, o ano de 2013 já apresenta 14 mortes a menos que no mesmo período de 2012. Isto significa que as estratégias estão funcionando, mas precisam ser intensificadas para o coeficiente ser cada vez menor", revela. 

Ariane Leitão destacou a importância em se retomar efetivamente as parcerias com as demais secretarias de governo. 


Fonte: Site SPM/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário