quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Primeira-dama inaugura exposição fotográfica de internas do Pelletier no Piratini

Acompanhada do governador do Estado, Tarso Genro, a primeira-dama Sandra Genro inaugurou, nesta terça-feira (5), no Palácio Piratini, a exposição "Liberdade do Olhar: Novas perspectivas de uma vida no cárcere", que apresenta 28 imagens registradas por 24 internas da Penitenciária Feminina Madre Pelletier. A mostra é organizada pelo Gabinete da Primeira Dama e pelo Conselho Penitenciário do Rio Grande do Sul, em parceria com a Secretaria de Segurança. 

Para a primeira-dama, a exposição eleva a persepção própria das detentas, que foram escolhidas a partir do bom comportamento. "Quando aumentamos de alguma forma a auto-estima destas mulheres, elas têm maior facilidade em dizer não ao tráfico, elas não querem voltar para a penitenciária". Sandra, que foi curadora da exposição, disse que as imagens foram selecionadas em um universo de mais de mil. "São mulheres que nunca tinham tirado fotografia na vida, foi uma seleção difícil porque cada foto é um olhar, e cada olhar é mais peculiar e mais interessante que o outro". 

A exposição apresenta o mundo vivido pelas internas, que a partir de oficina fotográfica realizada na instituição, de novembro a dezembro de 2012, revela a importância da fotografia como canal de expressão e recuperação social de mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa reforça as medidas implantadas pelo Estado à população carcerária feminina, que tem como objetivo fortalecer e recuperar a auto-estima das detentas. 

O secretário da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, se disse surpreso com a qualidade temática e estética das fotos. "Foi um curso de dois dias que produziu um resultado inquietante, de afeto, compreensão de mundo. Estas senhoras realizaram um profundo trabalho de intensa imaginação libertária. As imagens são uma fração de liberdade". Para Assis Brasil, a imaginação de cada uma reflete a bela demonstração de cidadania, respeito, solidariedade e compreensão, que seguramente ao retorno no território de liberdade, vão expandir este conhecimento. 

Serviço 
O que: Exposição Fotográfica "Liberdade do Olhar: Novas perspectivas de uma vida no cárcere" 
Local: Palácio Piratini - Praça Marechal Deodoro s/n 
Visitação pública: De 06 de fevereiro a 1º de março, das 9h às 11h e das 14h30 às 17h


Fonte: Site SSP/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário