sexta-feira, 22 de março de 2013

Iniciativa da CDH promove discussão sobre assédio moral e violência contra a mulher


O Seminário Assédio Moral e Violência Contra a Mulher aconteceu na manhã desta segunda-feira (18) no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari. Promovido pela Comissão de Direitos Humanos da PGE-RS, o evento contou com palestras da Psicóloga do Trabalho da Secretaria Estadual de Saúde, Cláudia Magnus, e da Coordenadora do Centro de Referência da Mulher Vânia Araújo Machado (CRMVAM), da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Yara Regina Stockmanns. A atividade foi dedicada à memória da Secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, falecida na quarta-feira (13).
A palestrante chamou a atenção para os valores que são passados de pais e mães para filhos e filhas. Valores que, muitas vezes, faz com que se conviva com a violência achando que isso é normal. Segundo Yara, "as pessoas exercem a violência quando as relações são desiguais, quando um cidadão ou cidadã é impedida de exercer seus direitos ou quando as opiniões são desrespeitadas".
Entre as formas de violência citadas pela Coordenadora do Centro de Referência da Mulher estão a violência doméstica e familiar, a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e a violência moral.
A Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Administrativos da PGE-RS, Drª. Roselaine Rockenbach, intermediou as atividades. O evento foi organizado pela PGE, por meio da Comissão de Direitos Humanos, coordenada pelo Procurador do Estado, Dr. Carlos César D'Elia. Foram parceiros desta iniciativa a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, a Secretaria Estadual da Administração e dos Recursos Humanos, a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, a Secretaria Estadual da Saúde, a Associação dos Procuradores do Estado do RS, o Sindicato dos Servidores da Procuradoria-Geral do Estado do RS, e o Sindicato dos Técnicos Científicos do Estado do RS.
Fonte: SPM/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário